Notícias

Terminando março 2026

Dia das Mulheres com os educandos - Oficina No Compasso da Vida, revelando talentos, fortalecendo a autoestima - Experiência da Páscoa Juvenil - A importância do nosso nome - Memória a Dom Bosco.

A Oficina Tecendo Relações com a Rede reforça que trabalhar o Dia das Mulheres com os educandos é uma forma de ensinar, desde cedo, o respeito, a valorização e o reconhecimento da importância das mulheres na sociedade. A ação de entregar uma lembrancinha às mulheres do bairro foi mais do que um simples gesto: foi um ato de carinho, empatia e gratidão. Pequenas atitudes como essa contribuem para formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Oficina No Compasso da Vida tem um papel essencial nos eventos da obra, pois vai além da apresentação artística: ela revela talentos, fortalece a autoestima e dá voz aos nossos educandos. Em cada participação, eles deixam de ser apenas espectadores e se tornam protagonistas da própria história, mostrando ao público dedicação, criatividade e superação. É através dessas vivências que a oficina transforma aprendizado em expressão e oportunidades em sonhos que começam a ganhar forma.

Acolhemos, aqui no Chiara Palazzoli, jovens acompanhados de seus coordenadores de Pastoral para vivenciarem a experiência da Páscoa Juvenil. Foram momentos marcados por profunda alegria, partilha e oração, nos quais cada participante pôde renovar sua fé e seu compromisso. Ao final dessa caminhada, cada um partiu transformado, motivado a viver a Semana Santa com mais sentido, esperança e amor.

Na oficina Projeto de Vida, refletimos sobre identidade e a importância do nosso nome. Iniciamos com a dinâmica “Meu nome - O que ele diz que sou?”, onde os educandos receberam nomes de pessoas conhecidas, como Jesus, Dom Bosco e Pelé, e compartilharam o que esses nomes representam. A proposta era simples, mas profunda: falar sobre aquela pessoa, o que ela representa e quais características vêm à mente ao ouvir seu nome e como é importante evitar sermos lembrados por características negativas. Para finalizar, cada educando escreveu uma carta para si mesmo, completando: “Eu, (nome), ontem era __. ”  “Em 2030, serei __. ”. Um momento de reflexão e esperança sobre quem desejam se tornar.

Dia 31 é dia de fazer memória a Dom Bosco, renovando em nós seu carisma de acolhida, alegria e cuidado com os jovens. Tivemos também a alegria da visita da Irmã Teresinha Ambrosim e das irmãs da comunidade ao Chiara, fortalecendo ainda mais nossa missão e presença entre os educandos. A presença de Irmã Teresinha Ambrosim foi marcada por momentos de partilha, escuta e fortalecimento da nossa missão, trazendo palavras de incentivo e esperança para todos nós. Foi uma oportunidade especial de renovar nosso compromisso, fortalecer os laços de comunhão e seguir com ainda mais entusiasmo na caminhada, inspirados por seu testemunho e dedicação.