Notícias

Homenagem à Madre Mazzarello no Chiara

Ensinamentos dessa notável mulher!

Na acolhida do dia 13 de maio, Irmã Terenilda falou sobre Madre Mazzarello, comemoramos a vida e os ensinamentos dessa notável mulher que deixa seu legado de afeto, coragem e fé que segue inspirando e mudando realidades em todo o mundo.

Foi em Mornese, norte da Itália, na região do Monferrato, que no dia 9 de maio de 1837, nasceu Maria Domingas Mazzarello

Maria Domingas se abriu à fé, orientada pelos pais e pelo sábio diretor espiritual Padre Pestarino. Desde muito cedo, Main - apelido de Maria Mazzarello - ajudou a cuidar de seus irmãos menores e dos afazeres domésticos. Começou a frequentar as aulas de catecismo e a sobressair-se.

Em 1850, fez a primeira comunhão, a partir desse encontro eucarístico, foi impelida a doar sua juventude ao Senhor e a participar intensamente da vida paroquial, de modo especial através de um grupo, a União das Filhas de Maria Imaculada. 

Aos 16 anos, ajudava seu pai no trabalho dos vinhedos. Já se notava nela forte caráter e espírito de liderança. Certa vez, ao caminhar pela colina de Borgo Alto, viu diante de si um alto edifício com muitas meninas correndo, brincando num grande pátio interno e ouviu nitidamente estas palavras: “Tome conta destas meninas! A ti as confio!”

Aos 23 anos, acometida pela grave doença do tifo que produziu nela uma grande transformação, Main deixa a vida do campo, não somente por causa da diminuição das forças físicas, mas principalmente pela clara intuição educativa. Dedica-se então à educação das meninas da vizinhança, decidiu aprender a costurar, para ensinar as jovens da sua pequena cidade. Com Petronilla, sua amiga, montou uma sala de costura e começou a ensinar o ofício, um oratório festivo e um lar para as crianças sem família.

Em 1864 conheceu Dom Bosco, e junto com ele, oito anos mais tarde em 05 de agosto de 1872, fundaram o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Homenagem à Madre Mazzarello no Chiara (7 Fotos)