Notícias

Vamos sonhar juntos! Equipe da Casa Inspetorial da IMM realiza encontro com o tema da Estreia 2024

Mergulhamos em um momento inspirador de aprofundamento sobre a Estreia 2024, conduzido pela Irmã Maria Américo Rolim, Conselheira para a Formação das Filhas de Maria Auxiliadora.

A manhã desta quarta-feira (15) foi especial para os Colaboradores da Casa Inspetorial da IMM! Durante o primeiro Encontro #TimeMazza do ano, mergulhamos em um momento inspirador de aprofundamento sobre a Estreia 2024 do Reitor-Mor Salesiano, Pe. Ángel Fernández Artime, conduzido pela Irmã Maria Américo Rolim, Conselheira para a Formação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Com o tema "O sonho que faz sonhar", a Estreia 2024 nos convida a revisitar e celebrar o bicentenário do sonho dos nove anos de Dom Bosco, relembrando como a fé e a esperança o impulsionaram a transformar a vida de tantos jovens.

 

Mergulhando na mensagem do Reitor-Mor

Durante nossa jornada rica em reflexões, a Irmã Dircione Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social, abordou o grande chamado da Estreia deste ano: enxergar a realidade a partir do olhar de Deus, vendo as dificuldades, mas também as possibilidades e assim, imbuídos de Sua palavra, sermos capazes de sonhar e promover sinais de vida e de esperança, contribuindo para despertar e alimentar os sonhos das pessoas que convivem ao nosso redor, bem como os atendidos e profissionais em nossas Escolas e Obras Sociais.

Dando continuidade, a Irmã Maria Américo trouxe a percepção de que o sonho é um aprofundamento do Carisma, que tem uma dimensão profética: desde sempre Deus chamou e capacitou pessoas para dar respostas às realidades mais gritantes do tempo, que, naquele momento, inspirou Dom Bosco para um olhar voltado às juventudes. Falar então do sonho dos 9 anos é voltar às fontes carismáticas salesianas e seu significado enquanto legado e Missão para toda nossa história.

Neste lindo e importante momento de partilha juntamente com todos e todas, pudemos celebrar a alegria de ser Família Salesiana que caminha em sinodalidade e unida pelo Carisma que nos torna únicos, como instrumentos de transformação social. Desta forma, nossos colaboradores puderam expressar alguns pontos fortes do momento de formação, como a importância da escuta, do cuidado, da paciência, da fé, do olhar positivo e de cultivar os sonhos. Confira alguns dos depoimentos:

"É importante manter sempre a fé e perseverança, pois este é um dos ensinamentos de Maria a Dom Bosco: 'A seu tempo tudo compreenderás'."
Bárbara, Recepção.

"Não podemos perder a fé em nossos sonhos, sem também perder de vista a realidade."
Adriana, Recepção.

"A faixa da obediência: Nossa Senhora pediu que Dom Bosco colocasse uma faixa na cabeça de  seus colaboradores, com a palavra Obediência e, a partir de então, os Colaboradores passaram a abraçar a causa de Dom Bosco, pois a obediência é o ponto chave para o trabalho em grupo."
Cristiano, Assessoria de Educação.

"A vida é feita de fé. Não devemos buscar somente certezas, pois tudo tem o momento certo."
Sara, Departamento Pessoal.

"Que todos nós possamos olhar as pessoas verdadeiramente, com um olhar Mariano."
Adilma, Contabilidade.

Para finalizar, a Irmã Maria Américo reforçou a ideia de que somos a representação da continuidade do sonho de Dom Bosco e, sendo assim, finalizamos o encontro  cantando o refrão da música do Pe. Osmar Bezute: “Vem Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar. Vem trazer-nos seu sorriso, seu olhar amigo, seu imenso amor. Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar. Sua audácia seja a gora, nossa vez e hora de participar.”

Inspirados pelo presente da mensagem da Estreia 2024, estamos prontos para continuar construindo um futuro de esperança para os jovens. Com fé, ousadia e alegria, seguiremos sonhando juntos, sob o olhar de Deus e a compaixão de Maria, nossa mãe e mestra!

 

Vamos sonhar juntos! Equipe da Casa Inspetorial da IMM realiza encontro com o tema da Estreia Salesiana de 2024: "O sonho que faz sonhar." (24 Fotos)